domingo, 12 de abril de 2015

Entenda como funciona as ONGs no Brasil

ONGs são siglas usadas para designar as Organizações Não Governamentais. São um tipo de grupo que pertencem ao terceiro setor da sociedade. Os membros das ONGs, conseguem recursos através de campanhas e doações. Alguns exemplos de ONGs mais conhecidos pelo país são: WWF Brasil, Greenpeace e SOS Mata Atlântica.
A ONG é sim considerada um exemplo de instituição social pois, os membros das ONGs procuram atingir a igualdade social através de seus serviços. Geralmente, ONGs estão ligadas com causas de extrema urgência e com a população mais carente que, geralmente, não tem seus direitos garantidos pelo Estado.
As pessoas envolvidas com as ONGs trabalham de forma voluntária, ou seja, se propõe a fazer as atividades sem ser remunerados na maioria dos casos. Existem ONGs em que seus membros são remunerados, mas isso acontece em organizações muito específicas. Qualquer um pode ser voluntário da ONG, no entanto, ele precisa ter algumas características para participar desta como flexibilidade, criatividade e bom humor.
As ONGs tem a função social de chegar aonde o Estado geralmente não chega, ou seja, elas fazem um trabalho de complementação do trabalho público. Mas, vale ressaltar um ponto muito importante, as ONGs não podem e nem devem substituir o trabalho do poder público. ONGs podem protestar, fazer a conscientização social e apresentar propostas, mas quem dever executar a ação sempre tem de ser o Estado, afinal essa é sua função na sociedade.
As ONGs podem realizar inúmeras atividades sociais, isso vai depender de qual tipo de grupo social ela quer atender. Por exemplo, ONGs podem estar envolvidas em causas como a diminuição do desmatamento na Floresta Amazônica ou a criação de oportunidades de emprego para jovens de comunidade. Enfim, tudo depende da necessidade do grupo social. Alguns grupos sociais e causas que as ONGs podem atender são: Educação e profissionalização, saúde, crianças e adolescentes, setor agrário, entre outros.
Não se pode deixar de falar das estratégias de comunicação aplicadas pelas ONGs para promover suas campanhas. Atualmente, a maioria das ONGs não estão muito ligadas as questões comunicativas, porém muitas delas usam dos meios de comunicação para divulgar suas campanhas e causas que defendem. Não é nada incomum ver campanhas da WWF Brasil e da SOS Mata Atlântica na TV. Algumas usam de comerciais que fazem o telespectador refletir sobre a situação atual do problema, outros preferem usar do humor. Algumas até fazem pequenos programas que são passados durante os comercias dos programas da emissora, exemplo disso é o programa “Consciente Coletivo”, iniciativa do Instituto Akatu e transmitido nos comercias da TV Futura. Além de divulgar suas causas sociais, as ONGs usam desses meio para angariar fundos para continuar exercendo suas atividades.
Além dessas campanhas externas, ainda existem as campanhas internas. Os membros das ONGs promovem campanhas e palestras com folders, cartazes e outras estratégias para fazer com que seus participantes sintam-se felizes em participar de determinada causa e assim, motivem-se a continuar exercendo as atividades propostas pela ONG.
Mesmo não sendo uma setor muito ajudado pelo Estado (como o próprio nome já diz), tem uma associação que defende seus direitos. A ABONG (Associação Brasileira das Organizações Não Governamentais) é um órgão que defende os interesses de todas as ONGs do Brasil e ajudam a realizar e monitorar as tarefas realizadas pelas mesmas.  Foi fundada em 10 de Agosto de 1991.
Mesmo com essa postura extremamente popular, muito hoje em dia se questiona o papel das ONGs. Exemplo disto é o filme “Quanto vale ou é por quilo” do diretor Sérgio Bianchi. Neste longa, questiona-se até que ponto a ONG deixa de ser social e começa a ser um meio de arrecadar fundos através das custas de pessoas menos necessitadas.

Portanto mesmo ainda com algumas dificuldades e certas críticas, as ONGs ainda continuam sendo um dos meios que o cidadão tem para garantir seus direitos sociais, já que estas são organizações que garantem direitos e criam oportunidades sem se filiar a nenhuma postura partidária. Apesar de ser uma tarefa difícil, elas ainda podem ser um agente que virá a transformar a sociedade atual.

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